quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O Teto em Conto


MIL ANOS SEGURANDO AS CALÇAS



                                                                              Por Dorothy Coutinho


Qual foi a maior invenção?
- O sorvete, a corrente elétrica, o antibiótico, a escada rolante, o estilingue, o cortador de unhas, o controle remoto, a tele entrega de pizza ou o cinto e o suspensório? 
Penso que as grandes invenções não são aquelas que saem do nada, mas as que trazem maneiras novas de usar o que já havia. O vento já existia, faltava inventar a vela, o bolor do queijo, faltava transformá-lo em penicilina. Já existia a escada, bastava colocá-la em movimento. 
Dependendo do ponto de vista de cada um e dos critérios utilizados, o fato mais importante do mundo moderno, por exemplo, é a globalização. Então, devemos honrar o homem que começou tudo: Gengis Khan.
Foi ele que convocou as tribos das estepes e avançou contra o Ocidente, unindo a Europa no susto. 
Para muitas pessoas a invenção mais importante dos últimos 1000 anos foi a da prensa – ou o tipo de móvel criado por Gutemberg.
Nada influenciou tão radicalmente tanta coisa inclusive a religião quanto da utilização da prensa e do impresso em série. A popularização e a circulação da Bíblia e de panfletos doutrinários foram os responsáveis pela expansão do protestantismo como o conhecemos. 
Mas há os que dizem que os chineses tiveram a idéia de blocos móveis antes de Gutemberg, e antes do ano 1000, e que se formos julgar pelo impacto que tiveram sobre a paisagem e sobre os hábitos humanos – o automóvel foi muito mais importante do que a tipografia. 
Quais seriam os efeitos da ausência do livro e do automóvel no mundo?
- Sem o livro e outros impressos seríamos todos ignorantes - uma condição de algum tempo para detectar.
- Sem o automóvel não existiriam as estradas asfaltadas, os estacionamentos, a OPEP e provavelmente nem os Estados Unidos!
Conclusão: nós e o mundo seríamos totalmente outros com o Gutemberg e sem o automóvel. Mas seríamos os mesmos, só mais burros, com o automóvel e sem o Gutemberg. 
Com tanta discussão me valendo de um sentido mais prático para os diversos tipos de raciocínio prefiro acreditar que as maiores invenções do milênio foram o cinto e o suspensório.
Caso contrário o que Gutember e o restante da humanidade teriam realizado se tivessem de segurar as calças por mil anos?
Pronto. Falei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário